domingo, 14 de abril de 2013


Cartazes confeccionados pelos alunos do 5º ano - conteúdo de Ciências/Higiene
Estudo das células com aula prática, os alunos puderam observar lâminas com células animais e vegetais...bem legal...sem falar que eles adoram trabalhar e observar com o microscópio. - 5º ano
Galerinha....visitem o blog da nossa Escola...EEB Júlio Vicente de Pelegrin, tem a postagem de trabalhos confeccionados pelos professores e alunos, bem legais! Também tem as fotos da visita que fizemos ao Museu Histórico Professor Edvino Carlos Höelscher...
Professores, levem seus alunos para conhecer esta riqueza que temos aqui em nosso município...é fantástico e vale a pena!

sábado, 23 de março de 2013

Lembrancinhas para a Páscoa - os alunos vão adorar...
Fiz os lápis para os meus alunos e a professora Márcia de Artes, confeccionou com eles esta cestinha! Ficaram bem legais.







Aulas de leitura - semanais

SEGUNDA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
25/02
1ª AULA
09/08
1ª AULA
04/03
2ª AULA
16/08
2ª AULA
11/03
3ª AULA
23/08
3ª AULA
18/03
4ª AULA
30/08
4ª AULA
25/03
5ª AULA
06/09
5ª AULA
TERÇA-FEIRA
SEGUNDA-FEIRA
02/04
1ª AULA
09/09
1ª AULA
09/04
2ª AULA
16/09
2ª AULA
16/04
3ª AULA
23/09
3ª AULA
23/04
4ª AULA
30/09
4ª AULA
30/04
5ª AULA
07/10
5ª AULA
QUARTA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
08/05
1ª AULA
15/10
1ª AULA
15/05
2ª AULA
22/10
2ª AULA
22/05
3ª AULA
29/10
3ª AULA
29/05
4ª AULA
05/11
4ª AULA
05/06
5ª AULA
12/11
5ª AULA
QUINTA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
13/06
1ª AULA
20/11
1ª AULA
20/06
2ª AULA
27/11
2ª AULA
27/06
3ª AULA
04/12
3ª AULA
04/07
4ª AULA
11/07
5ª AULA
18/07
6ª AULA

Ler é alimentar a minha liberdade de sonhar.
Francisco José Raposo Ferreira

EIXO NORTEADOR
ESCOLAS RURAIS DE GUARACIABA - SC

TEMA
A importância da leitura para a formação do ser humano.


EIXO NORTEADOR
Que ações pedagógicas podem ser implementadas a fim de despertar os educandos para a importância e necessidade do domínio e aprimoramento de leituras nos dias atuais?


JUSTIFICATIVA

Diante das exigências do mundo atual onde a contemporaneidade requer do ser humano o domínio das linguagens como condição para a inserção/acesso destes ao conhecimento – a exemplo das tecnologias, o conhecimento é base indispensável na qualidade de vida dos cidadãos. Para tal, é intrínseco a melhoria na qualidade e aproveitamento do ensino e aprendizagem.
Nas palavras de Cardozo e Pelozo (2007):


A educação é um meio eficaz no desenvolvimento da cidadania, desperta o indivíduo para as reflexões sobre o seu meio, criando um sujeito ativo e participante dentre todas as relações por ele vivenciadas. A leitura, por sua vez, é o eixo central no desenvolvimento desse indivíduo, pois com sua prática adquirem-se novos conhecimentos e percebe-se o mundo ao seu redor.


No cotidiano escolar observa-se que os educandos, por vezes, demonstram desinteresse nos momentos de pesquisa, leitura, escrita e ações pedagógicas diversas. A partir destas vivências, demonstra-se pertinente incentivar atos de leitura e estudo: audições, socialização, estímulos aos atos de educar.
O papel do professor enquanto mediador é fazer com que através da leitura abram-se novas perspectivas para o aluno. A leitura pode abrir todas as portas para entender o mundo que nos rodeia.
É preciso usar a sua competência de leitor, não apenas em textos escritos, mas, sobretudo compreender o mundo que o cerca, ler a própria vida e nela ser protagonista.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001, p.69) sugerem que a leitura “não se trata de extrair informações, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferências e verificação, sem os quais não é possível proficiência”.
No intuito de buscar mecanismo que garantam o interesse dos educandos a leitura e posterior domínio do conhecimento, os professores deverão ser os primeiros a comprometerem-se para sanar esta lacuna presente na vida destes, por meio de espaços para garantir a superação dos desafios.
Sensibilidade para captar os gostos e preferências da turma e incentivar pelo exemplo, contribuir para que eles percebam que estas ações irão nortear sua caminhada, sua vida – seja na construção de sua vida profissional, seja no cotidiano de sua família, na liderança de sua comunidade.


AÇÕES

Agilizar ações que motivem o educando para que ele melhore seu desempenho e se torne uma pessoa capaz de socializar nos diferentes meios.
·      Aulas de leitura diferenciadas (leitura de textos para alunos, leitura para a comunidade, dramatização, varal literário, criar propagandas, representar a história por meio de desenho, debater o livro, leitura de imagens, história em quadrinho, palestras, paródias, cinema).
·         Montar grupos de estudo com alunos monitores.
·         Melhorar o ambiente de leitura, biblioteca.
·         Intercâmbios (jogos, teatros de animação).
·         Visitas de estudo e conhecimento.


REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.

CARDOSO, Giane Carrera; PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. A importância da leitura na formação do indivíduo. In: REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA – ISSN: 1678-300x São Paulo: FAEF, 2007. Disponível em < http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art03.pdf>. Acesso em 05 de fevereiro de 2013. 
PLANO DE CURSO - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

E.E.B. Júlio Vicente de Pelegrin – Linha Guataparema – Guaraciaba – Santa Catarina.
Professora: Mayara Lucia Noronha Dalpiaz.
Formação: Pedagogia.
Especialização: Séries Iniciais e Educação Infantil / Tecnologias Aplicadas à Educação.

"Não se pode falar de educação sem amor".
                                         (Paulo Freire) 

5º ano do Ensino Fundamental
Português:

Objetivos:
Ø  Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
Ø  Ler autonomamente textos de vários gêneros, interpretando-os.
Ø  Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
Ø  Produzir textos, utilizando escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica e a pontuação adequada.
Ø  Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
Ø  Expressar-se em diferentes situações e saber expressar-se de diferentes maneiras; usar a linguagem adequada a cada ambiente, coloquial e formal.
Ø  Saber explorar diferentes modalidades de leitura, como ler para revisar, ler para obter informações, ler para se divertir, etc.
Ø  Compreender e utilizar o dicionário como forma de enriquecer o seu vocabulário.

Conteúdos:

Gêneros textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas, bilhetes, lendas, parlendas, músicas,  trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias, cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas, anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos, notícias, informativos,
Slogans, propagandas, lista telefônica, guias, manuais de instrução, relatórios, manchetes, reportagens, classificados...
Tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção.
Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção. Discurso direto e indireto livre.
Estrutura de texto: palavra, frase e parágrafo.
  • Expressões: afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas.
  • Diferentes usos e grafias: por quê? Por que...?  porque e porquê.
  • Função social da escrita e ideias de representação.
  • Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras)
  • Ordem alfabética.
  • Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras; sílaba tônica das palavras e sua classificação.
Análise Linguística:
·        Acentuação, pontuação, frases, classes gramaticais e suas classificações (substantivos, pronomes, adjetivos, encontros consonantais, encontros vocálicos- hiato, ditongo e tritongo, dígrafos, conjunções, advérbios, preposições, numeral, artigo e verbos - conjugação, pessoa, número e tempos verbais).
·         Ortografia: sons do x; m antes de p e b e no final das palavras; s/ss; palavras terminadas em izar/isar; palavras com  f/v, t/d, p/b, c/g; R/RR; ge/gi/ je/ji; adjetivos terminados em oso ou osa; au/al; eu/el;  au/al; am/ão; ram/rão; s/ z...entre outras.
·         Onomatopeias e interjeições.
Práticas de leitura:
·      Leitura compartilhada diária,
· Roda de leitores,
· Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
· Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
· Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
· Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida,
· Identificar e descrever personagens,
· Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
· Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
· Atender informações explícitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual,
· Consulta ao dicionário.

Matemática:

Objetivos:
Ø  Compreender e representar os numerais, através da escrita.
Ø  Dominar as quatro operações.
Ø  Ler, interpretar e resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações.
Ø  Identificar figuras geométricas.
Ø  Explorar a relação de operações inversas.
Ø  Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários.
Ø Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir comprimento, massa, capacidade e tempo.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problema que envolva o sistema monetário.
Ø Ler, interpretar e construir listas, tabelas e gráficos.
Ø Calcular o perímetro e a área de figuras geométricas.
Ø Resolver situações que envolvam cálculos simples de porcentagem.

Conteúdos:

Sistema de numeração decimal – valor e relativo e valor absoluto dos algarismos .
Adição: com e sem reagrupamento.
Subtração: com e sem reagrupamento.
Multiplicação: com e sem reagrupamento. Multiplicador com um ou mais algarismos.
Divisão: exata e não exata com um ou mais algarismos. Operação inversa.
Múltiplos e divisores de um número natural.
Números primos.
Números racionais.
Fração de uma quantidade.
Operações com fração – adição e subtração.
Números decimais: décimo, centésimo e milésimo. Leitura e escrita de números decimais. Quatro operações com números decimais.
Espaço e forma:
  • Posição de uma reta (vertical, horizontal e inclinada)
  • Posição de duas retas (paralelas, perpendiculares e correntes)
  • Polígonos: simetria
  • Sólidos geométricos: três dimensões (comprimento, largura e altura)
  • Quadriláteros: classificação.
  • Triângulos: classificação.

Grandezas e medidas:
  • Medidas de massa – grama, quilograma, tonelada e arroba.
  •  Medidas de comprimento – metro, centímetro e quilômetro.
Perímetro.
Área – quadriláteros e triângulos. Superfície: centímetro quadrado, metro quadrado e quilômetro quadrado.
Volume: metro cúbico e decímetro cúbico.
  • Medidas de tempo: horas e minutos.
  • Medida de capacidade: litro e mililitro.
Transformação de unidades.
  • Sistema monetário: contextualização histórica. Lucro e prejuízo. Documentos relacionados ao processo de compra e venda (cheque, nota fiscal, recibo, vale).
Porcentagem
Listas, tabelas e gráficos simples.


Ensino Religioso:

Objetivos:
Ø Promover um crescimento harmonioso com o outro, observando e respeitando às diferenças.
Ø Entender que o crescimento e o diálogo com Deus fazem com que o ser humano se preocupe com a felicidade das pessoas a sua volta.
Ø Identificar a importância das virtudes no desenvolvimento do ser humano, bem como elas nos ajudam a construir um mundo mais igualitário.

Conteúdos:

Reflexão sobre eu e a família.
Grupos e relações.
Respeito ao semelhante.
Eu, parte do meio ambiente.
A alegria de servir.
Virtudes (respeito, confiança, organização, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade, amizade, justiça...)
A beleza da criação.
Construção pessoal.
Acontecimentos marcantes.
Vida – nossa amizade com Deus, oração-diálogo com Deus, a natureza manifesta a beleza de Deus.
Respeito aos diferentes credos religiosos.
Músicas que valorizem o eu e a natureza.
Respeito às diferenças – inclusão.
Atitudes que ajudam a crescer enquanto ser humano e que contribuem para a construção de um mundo melhor e mais justo.

Ciências:

Objetivos:
Ø Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e necessários de alimentação e higiene de alimentos, de repouso e de lazer adequados.
Ø Incorporar hábitos simples e necessários de alimentação e preparação de alimentos.
Ø  Conscientização dos benefícios que a higiene pessoal e dos ambientes traz para a saúde do corpo.
Ø Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos ambientes.
Ø Desenvolver o interesse de conhecer o funcionamento do próprio corpo.
Ø Valorizar e respeitar as diferenças individuais.

Conteúdos:

Higiene e saúde: higiene pessoal e dos ambientes.
Corpo Humano:
  • Constituição básica do corpo (células e tecidos).
  • Ossos e músculos.
  • Sistema digestivo: boca, estômago, intestinos.
Dentes e mastigação.
Higiene bucal.
Alimentos: origem, fonte, funções no organismo.
Hábitos alimentares.
Alimentação: nutrição e desnutrição.
Conservação de alimentos.
  • Sistema Cardiovascular: circulação, sangue, vasos sanguíneos, coração.
  • Sistema respiratório: pulmões, trocas gasosas, inspiração e expiração, doenças do aparelho respiratório.
  • Sistema excretor: rins, urina, suor.
  • Sistema nervoso: cérebro e nervos.
  • Reprodução Humana: fecundação. Sexualidade, anatomia sexual.
  • Sistema reprodutor: feminino e masculino. Funções dos aparelhos reprodutores.
  • DST: Formas de contagio e prevenção.
  • Abuso de drogas.

  Geografia e História:

Objetivos:
Ø  Leitura e interpretação de mapas.
Ø  Desenvolvimento do hábito de pesquisa em diferentes fontes de consulta: fotos, gravuras, pinturas, documentos escritos, músicas, poesias, textos jornalísticos, internet...
Ø  Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial e temporal e a valorização do saber.
Ø Compreensão da realidade social, da própria identidade, através da elaboração processual dos conceitos, considerando o espaço vivenciado.
Ø  Valorização da diversidade cultural e étnica no país.
Ø Identificação dos fenômenos naturais que atuam no espaço natural do país e os elementos que mais influenciam na construção do espaço geográfico.
Ø Valorização a cultura indígena.
Ø Valorização da cultura negra como formadora da cultura brasileira.
Ø Respeito às formas de luta do passado e do presente.
Ø Conhecer sobre a realidade dos afrodescendentes no Brasil atual.

Conteúdos:

  • História: o que é história?
  • História pessoal: a história de vida do aluno como sujeito atuante na história do país.
  • O Brasil indígena: o Brasil antes da chegada dos colonizadores.
·      A colonização do Brasil/região Sul: extração e produção de riquezas, organização social e político/administrativa.
  • A importância dos povos africanos para a formação do povo brasileiro e sua cultura.
  • Ser escravo no Brasil: resistência negra: quilombos e líderes negros.
  • Os imigrantes: influência na história do Brasil e da região Sul.
  • Brasil República ontem e hoje.
  • A organização político/administrativa (poder executivo, legislativo e judiciário).
  • Diferentes tipos de mapas observado título, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais.
  • Sistema Solar: Planetas, estrelas, cometas, asteroides, órbita dos planetas, o Sol, a Lua, fases da lua, Movimento de Rotação e Translação, ano bissexto.
  • O Planeta Terra.
  • Continentes e oceanos – paralelos e meridianos.
  • Continente Americano.
  • América do Sul – Brasil.
  • As cinco regiões brasileiras.
  • Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços.
  • Aspectos físicos da região Sul e país: relevo, clima, hidrografia e recursos naturais.
  • Movimentos de migração e imigração e suas influências na cultura do país.
·      Consequências da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição, e outros, compreendendo problemas característicos do nosso país, distinguindo-se de acordo com as regiões.