5º ano do Ensino Fundamental
Português:
Objetivos:
Ø Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
Ø Ler autonomamente textos de vários gêneros, interpretando-os.
Ø Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
Ø Produzir textos, utilizando escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica e a pontuação adequada.
Ø Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
Ø Expressar-se em diferentes situações e saber expressar-se de diferentes maneiras; usar a linguagem adequada a cada ambiente, coloquial e formal.
Ø Saber explorar diferentes modalidades de leitura, como ler para revisar, ler para obter informações, ler para se divertir, etc.
Ø Compreender e utilizar o dicionário como forma de enriquecer o seu vocabulário.
Conteúdos:
Gêneros textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas, bilhetes, lendas, parlendas, músicas, trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias, cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas, anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos, notícias, informativos,
Slogans, propagandas, lista telefônica, guias, manuais de instrução, relatórios, manchetes, reportagens, classificados...
Tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção.
Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção. Discurso direto e indireto livre.
Estrutura de texto: palavra, frase e parágrafo.
- Expressões: afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas.
- Diferentes usos e grafias: por quê? Por que...? porque e porquê.
- Função social da escrita e ideias de representação.
- Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras)
- Ordem alfabética.
- Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras; sílaba tônica das palavras e sua classificação.
Análise Linguística:
· Acentuação, pontuação, frases, classes gramaticais e suas classificações (substantivos, pronomes, adjetivos, encontros consonantais, encontros vocálicos- hiato, ditongo e tritongo, dígrafos, conjunções, advérbios, preposições, numeral, artigo e verbos - conjugação, pessoa, número e tempos verbais).
· Ortografia: sons do x; m antes de p e b e no final das palavras; s/ss; palavras terminadas em izar/isar; palavras com f/v, t/d, p/b, c/g; R/RR; ge/gi/ je/ji; adjetivos terminados em oso ou osa; au/al; eu/el; au/al; am/ão; ram/rão; s/ z...entre outras.
· Onomatopeias e interjeições.
Práticas de leitura:
· Leitura compartilhada diária,
· Roda de leitores,
· Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
· Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
· Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
· Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida,
· Identificar e descrever personagens,
· Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
· Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
· Atender informações explícitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual,
· Consulta ao dicionário.
Matemática:
Objetivos:
Ø Compreender e representar os numerais, através da escrita.
Ø Dominar as quatro operações.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações.
Ø Identificar figuras geométricas.
Ø Explorar a relação de operações inversas.
Ø Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários.
Ø Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir comprimento, massa, capacidade e tempo.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problema que envolva o sistema monetário.
Ø Ler, interpretar e construir listas, tabelas e gráficos.
Ø Calcular o perímetro e a área de figuras geométricas.
Ø Resolver situações que envolvam cálculos simples de porcentagem.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal – valor e relativo e valor absoluto dos algarismos .
Adição: com e sem reagrupamento.
Subtração: com e sem reagrupamento.
Multiplicação: com e sem reagrupamento. Multiplicador com um ou mais algarismos.
Divisão: exata e não exata com um ou mais algarismos. Operação inversa.
Múltiplos e divisores de um número natural.
Números primos.
Números racionais.
Fração de uma quantidade.
Operações com fração – adição e subtração.
Números decimais: décimo, centésimo e milésimo. Leitura e escrita de números decimais. Quatro operações com números decimais.
Espaço e forma:
- Posição de uma reta (vertical, horizontal e inclinada)
- Posição de duas retas (paralelas, perpendiculares e correntes)
- Polígonos: simetria
- Sólidos geométricos: três dimensões (comprimento, largura e altura)
- Quadriláteros: classificação.
- Triângulos: classificação.
Grandezas e medidas:
- Medidas de massa – grama, quilograma, tonelada e arroba.
- Medidas de comprimento – metro, centímetro e quilômetro.
Perímetro.
Área – quadriláteros e triângulos. Superfície: centímetro quadrado, metro quadrado e quilômetro quadrado.
Volume: metro cúbico e decímetro cúbico.
- Medidas de tempo: horas e minutos.
- Medida de capacidade: litro e mililitro.
Transformação de unidades.
- Sistema monetário: contextualização histórica. Lucro e prejuízo. Documentos relacionados ao processo de compra e venda (cheque, nota fiscal, recibo, vale).
Porcentagem
Listas, tabelas e gráficos simples.
Ensino Religioso:
Objetivos:
Ø Promover um crescimento harmonioso com o outro, observando e respeitando às diferenças.
Ø Entender que o crescimento e o diálogo com Deus fazem com que o ser humano se preocupe com a felicidade das pessoas a sua volta.
Ø Identificar a importância das virtudes no desenvolvimento do ser humano, bem como elas nos ajudam a construir um mundo mais igualitário.
Conteúdos:
Reflexão sobre eu e a família.
Grupos e relações.
Respeito ao semelhante.
Eu, parte do meio ambiente.
A alegria de servir.
Virtudes (respeito, confiança, organização, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade, amizade, justiça...)
A beleza da criação.
Construção pessoal.
Acontecimentos marcantes.
Vida – nossa amizade com Deus, oração-diálogo com Deus, a natureza manifesta a beleza de Deus.
Respeito aos diferentes credos religiosos.
Músicas que valorizem o eu e a natureza.
Respeito às diferenças – inclusão.
Atitudes que ajudam a crescer enquanto ser humano e que contribuem para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Ciências:
Objetivos:
Ø Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e necessários de alimentação e higiene de alimentos, de repouso e de lazer adequados.
Ø Incorporar hábitos simples e necessários de alimentação e preparação de alimentos.
Ø Conscientização dos benefícios que a higiene pessoal e dos ambientes traz para a saúde do corpo.
Ø Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos ambientes.
Ø Desenvolver o interesse de conhecer o funcionamento do próprio corpo.
Ø Valorizar e respeitar as diferenças individuais.
Conteúdos:
Higiene e saúde: higiene pessoal e dos ambientes.
Corpo Humano:
- Constituição básica do corpo (células e tecidos).
- Ossos e músculos.
- Sistema digestivo: boca, estômago, intestinos.
Dentes e mastigação.
Higiene bucal.
Alimentos: origem, fonte, funções no organismo.
Hábitos alimentares.
Alimentação: nutrição e desnutrição.
Conservação de alimentos.
- Sistema Cardiovascular: circulação, sangue, vasos sanguíneos, coração.
- Sistema respiratório: pulmões, trocas gasosas, inspiração e expiração, doenças do aparelho respiratório.
- Sistema excretor: rins, urina, suor.
- Sistema nervoso: cérebro e nervos.
- Reprodução Humana: fecundação. Sexualidade, anatomia sexual.
- Sistema reprodutor: feminino e masculino. Funções dos aparelhos reprodutores.
- DST: Formas de contagio e prevenção.
- Abuso de drogas.
Geografia e História:
Objetivos:
Ø Leitura e interpretação de mapas.
Ø Desenvolvimento do hábito de pesquisa em diferentes fontes de consulta: fotos, gravuras, pinturas, documentos escritos, músicas, poesias, textos jornalísticos, internet...
Ø Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial e temporal e a valorização do saber.
Ø Compreensão da realidade social, da própria identidade, através da elaboração processual dos conceitos, considerando o espaço vivenciado.
Ø Valorização da diversidade cultural e étnica no país.
Ø Identificação dos fenômenos naturais que atuam no espaço natural do país e os elementos que mais influenciam na construção do espaço geográfico.
Ø Valorização a cultura indígena.
Ø Valorização da cultura negra como formadora da cultura brasileira.
Ø Respeito às formas de luta do passado e do presente.
Ø Conhecer sobre a realidade dos afrodescendentes no Brasil atual.
Conteúdos:
- História: o que é história?
- História pessoal: a história de vida do aluno como sujeito atuante na história do país.
- O Brasil indígena: o Brasil antes da chegada dos colonizadores.
· A colonização do Brasil/região Sul: extração e produção de riquezas, organização social e político/administrativa.
- A importância dos povos africanos para a formação do povo brasileiro e sua cultura.
- Ser escravo no Brasil: resistência negra: quilombos e líderes negros.
- Os imigrantes: influência na história do Brasil e da região Sul.
- Brasil República ontem e hoje.
- A organização político/administrativa (poder executivo, legislativo e judiciário).
- Diferentes tipos de mapas observado título, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais.
- Sistema Solar: Planetas, estrelas, cometas, asteroides, órbita dos planetas, o Sol, a Lua, fases da lua, Movimento de Rotação e Translação, ano bissexto.
- O Planeta Terra.
- Continentes e oceanos – paralelos e meridianos.
- Continente Americano.
- América do Sul – Brasil.
- As cinco regiões brasileiras.
- Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços.
- Aspectos físicos da região Sul e país: relevo, clima, hidrografia e recursos naturais.
- Movimentos de migração e imigração e suas influências na cultura do país.
· Consequências da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição, e outros, compreendendo problemas característicos do nosso país, distinguindo-se de acordo com as regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário