EIXO
NORTEADOR
ESCOLAS
RURAIS DE GUARACIABA - SC
TEMA
A importância da leitura
para a formação do ser humano.
EIXO
NORTEADOR
Que ações pedagógicas podem
ser implementadas a fim de despertar os educandos para a importância e
necessidade do domínio e aprimoramento de leituras nos dias atuais?
JUSTIFICATIVA
Diante das exigências do
mundo atual onde a contemporaneidade requer do ser humano o domínio das
linguagens como condição para a inserção/acesso destes ao conhecimento – a
exemplo das tecnologias, o conhecimento é base indispensável na qualidade de
vida dos cidadãos. Para tal, é intrínseco a melhoria na qualidade e
aproveitamento do ensino e aprendizagem.
Nas palavras de Cardozo e Pelozo (2007):
A educação é um meio eficaz no
desenvolvimento da cidadania, desperta o indivíduo para as reflexões sobre o
seu meio, criando um sujeito ativo e participante dentre todas as relações por
ele vivenciadas. A leitura, por sua vez, é o eixo central no desenvolvimento
desse indivíduo, pois com sua prática adquirem-se novos conhecimentos e
percebe-se o mundo ao seu redor.
No cotidiano escolar observa-se
que os educandos, por vezes, demonstram desinteresse nos momentos de pesquisa,
leitura, escrita e ações pedagógicas diversas. A partir destas vivências, demonstra-se
pertinente incentivar atos de leitura e estudo: audições, socialização, estímulos
aos atos de educar.
O papel do professor
enquanto mediador é fazer com que através da leitura abram-se novas
perspectivas para o aluno. A leitura pode abrir todas as portas para entender o
mundo que nos rodeia.
É preciso usar a sua
competência de leitor, não apenas em textos escritos, mas, sobretudo
compreender o mundo que o cerca, ler a própria vida e nela ser protagonista.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de
Língua Portuguesa (2001, p.69) sugerem que a leitura “não se trata de extrair
informações, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de
uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferências e
verificação, sem os quais não é possível proficiência”.
No intuito de buscar
mecanismo que garantam o interesse dos educandos a leitura e posterior domínio
do conhecimento, os professores deverão ser os primeiros a comprometerem-se
para sanar esta lacuna presente na vida destes, por meio de espaços para
garantir a superação dos desafios.
Sensibilidade para captar os
gostos e preferências da turma e incentivar pelo exemplo, contribuir para que
eles percebam que estas ações irão nortear sua caminhada, sua vida – seja na
construção de sua vida profissional, seja no cotidiano de sua família, na
liderança de sua comunidade.
AÇÕES
Agilizar ações que motivem o
educando para que ele melhore seu desempenho e se torne uma pessoa capaz de
socializar nos diferentes meios.
· Aulas
de leitura diferenciadas (leitura de textos para alunos, leitura para a
comunidade, dramatização, varal literário, criar propagandas, representar a
história por meio de desenho, debater o livro, leitura de imagens, história em
quadrinho, palestras, paródias, cinema).
·
Montar grupos de estudo com alunos monitores.
·
Melhorar o ambiente de leitura, biblioteca.
·
Intercâmbios (jogos, teatros de animação).
·
Visitas de estudo e conhecimento.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do
ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.
CARDOSO, Giane
Carrera; PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. A importância da leitura na
formação do indivíduo. In: REVISTA
CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA – ISSN: 1678-300x São Paulo: FAEF,
2007. Disponível em < http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art03.pdf>.
Acesso em 05 de fevereiro de 2013.
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