sábado, 23 de março de 2013


EIXO NORTEADOR
ESCOLAS RURAIS DE GUARACIABA - SC

TEMA
A importância da leitura para a formação do ser humano.


EIXO NORTEADOR
Que ações pedagógicas podem ser implementadas a fim de despertar os educandos para a importância e necessidade do domínio e aprimoramento de leituras nos dias atuais?


JUSTIFICATIVA

Diante das exigências do mundo atual onde a contemporaneidade requer do ser humano o domínio das linguagens como condição para a inserção/acesso destes ao conhecimento – a exemplo das tecnologias, o conhecimento é base indispensável na qualidade de vida dos cidadãos. Para tal, é intrínseco a melhoria na qualidade e aproveitamento do ensino e aprendizagem.
Nas palavras de Cardozo e Pelozo (2007):


A educação é um meio eficaz no desenvolvimento da cidadania, desperta o indivíduo para as reflexões sobre o seu meio, criando um sujeito ativo e participante dentre todas as relações por ele vivenciadas. A leitura, por sua vez, é o eixo central no desenvolvimento desse indivíduo, pois com sua prática adquirem-se novos conhecimentos e percebe-se o mundo ao seu redor.


No cotidiano escolar observa-se que os educandos, por vezes, demonstram desinteresse nos momentos de pesquisa, leitura, escrita e ações pedagógicas diversas. A partir destas vivências, demonstra-se pertinente incentivar atos de leitura e estudo: audições, socialização, estímulos aos atos de educar.
O papel do professor enquanto mediador é fazer com que através da leitura abram-se novas perspectivas para o aluno. A leitura pode abrir todas as portas para entender o mundo que nos rodeia.
É preciso usar a sua competência de leitor, não apenas em textos escritos, mas, sobretudo compreender o mundo que o cerca, ler a própria vida e nela ser protagonista.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001, p.69) sugerem que a leitura “não se trata de extrair informações, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferências e verificação, sem os quais não é possível proficiência”.
No intuito de buscar mecanismo que garantam o interesse dos educandos a leitura e posterior domínio do conhecimento, os professores deverão ser os primeiros a comprometerem-se para sanar esta lacuna presente na vida destes, por meio de espaços para garantir a superação dos desafios.
Sensibilidade para captar os gostos e preferências da turma e incentivar pelo exemplo, contribuir para que eles percebam que estas ações irão nortear sua caminhada, sua vida – seja na construção de sua vida profissional, seja no cotidiano de sua família, na liderança de sua comunidade.


AÇÕES

Agilizar ações que motivem o educando para que ele melhore seu desempenho e se torne uma pessoa capaz de socializar nos diferentes meios.
·      Aulas de leitura diferenciadas (leitura de textos para alunos, leitura para a comunidade, dramatização, varal literário, criar propagandas, representar a história por meio de desenho, debater o livro, leitura de imagens, história em quadrinho, palestras, paródias, cinema).
·         Montar grupos de estudo com alunos monitores.
·         Melhorar o ambiente de leitura, biblioteca.
·         Intercâmbios (jogos, teatros de animação).
·         Visitas de estudo e conhecimento.


REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.

CARDOSO, Giane Carrera; PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. A importância da leitura na formação do indivíduo. In: REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA – ISSN: 1678-300x São Paulo: FAEF, 2007. Disponível em < http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art03.pdf>. Acesso em 05 de fevereiro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário