sábado, 23 de março de 2013

PLANO DE CURSO - 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

E.E.B. Júlio Vicente de Pelegrin – Linha Guataparema – Guaraciaba – Santa Catarina.
Professora: Mayara Lucia Noronha Dalpiaz.
Formação: Pedagogia.
Especialização: Séries Iniciais e Educação Infantil / Tecnologias Aplicadas à Educação.

"Não se pode falar de educação sem amor".
                                         (Paulo Freire) 

4º ano do Ensino Fundamental
Português:

Objetivos:
Ø  Formação de leitores que compartilhem diferentes práticas culturais de leitura e escrita.
Ø  Ler como forma de sentir e conhecer o assunto do texto e refletir sobre ele.
Ø  Ler, interpretar e produzir frases e textos.
Ø  Compreender e utilizar o dicionário como forma de enriquecer o seu vocabulário.
Ø  Relacionar os fatos com sua vivência.
Ø  Identificar diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra.
Ø  Escrever corretamente.
Ø  Saber empregar na frase e textos a pontuação adequada.

Conteúdos:

Gêneros textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas, bilhetes, lendas, parlendas, músicas,  trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias, cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas, anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos, notícias, informativos,
Slogans, propagandas, lista telefônica, guias, manuais de instrução, relatórios, manchetes, reportagens, classificados...
Tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção.
Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção. Discurso direto e indireto livre.
Estrutura de texto: palavra, frase e parágrafo.
  • Expressões: afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas.
  • Diferentes usos e grafias: por quê? Por que...?  porque e porquê.
  • Função social da escrita e ideias de representação.
  • Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras)
  • Ordem alfabética.
  • Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras; sílaba tônica das palavras e sua classificação.
Análise Linguística:
·        Acentuação, pontuação, frases, classes gramaticais e suas classificações (substantivos, pronomes, adjetivos, encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, conjunções, advérbios, preposições, numeral, artigo e verbos - conjugação, pessoa, número e tempos verbais).
Práticas de leitura:
·      Leitura compartilhada diária,
· Roda de leitores,
· Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
· Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
· Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
· Identificar começo, meio e fim de uma história lida e/ou ouvida,
· Identificar e descrever personagens,
· Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
· Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
· Atender informações explícitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual,
· Consulta ao dicionário.

Matemática:

Objetivos:
Ø  Compreender e representar os numerais, através da escrita.
Ø  Dominar as quatro operações.
Ø  Ler, interpretar e resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações.
Ø  Identificar figuras geométricas.
Ø  Explorar a relação de operações inversas.
Ø Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir comprimento, massa, capacidade e tempo.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problema que envolva o sistema monetário.
Ø Ler e interpretar dados através de tabelas e gráficos simples.

Conteúdos:

História de sistemas de numeração antigos, como egípcio, maia e romano.
Sistema de numeração decimal (unidade, dezena e centena de milhar) - Valor posicional.
Adição: com e sem reagrupamento - com duas ou mais parcelas.
Subtração: com e sem reagrupamento. Situações de tirar, comparar ou completar. Operação inversa.
Multiplicação: com e sem reagrupamento. Multiplicador com um ou mais algarismos. Dobro, triplo, quadruplo e quíntuplo.
Divisão: exata e não exata. Operação inversa. Metade, terça e quarta-parte.
Números ordinais até 50.
Números fracionários: representação e leitura.
Números decimais: décimo. Leitura e escrita de números decimais. Adição e subtração com números decimais.
Espaço e forma:
  • Posição de uma reta (vertical, horizontal e inclinada)
  • Posição de duas retas (paralelas, perpendiculares e correntes)
  • Polígonos: simetria
  • Sólidos geométricos: três dimensões (comprimento, largura e altura)
Perímetro
Grandezas e medidas:
  • Medidas de massa e comprimento.
  • Medidas de tempo: horas e minuto.
  • Medida de capacidade: litro e mililitro.
  • Sistema monetário: contextualização histórica. Lucro e prejuízo. Documentos relacionados ao processo de compra e venda (cheque, nota fiscal, recibo, vale).
Listas, tabelas e gráficos simples.

Geografia e História:

Objetivos:
Ø  Leitura e interpretação de mapas.
Ø  Desenvolvimento do hábito de pesquisa em diferentes fontes de consulta.
Ø  Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial e temporal.
Ø Compreensão da realidade social, da própria identidade, através da elaboração processual dos conceitos, considerando o espaço vivenciado e estadual.
Ø  Valorização da diversidade cultural e étnica no estado.
Ø Identificação dos fenômenos naturais que atuam no espaço natural municipal e estadual e os elementos que mais influenciam na construção do espaço geográfico.

Conteúdos:

Comunidade – Município – Região Oeste – Estado.
  • Diferentes tipos de mapas observado título, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais.
  • Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços.
  • Semelhanças e diferenças físico-sociais da cidade e do campo, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambos.
  • Consequências e transformação da natureza pelo homem: desmatamento, queimadas e poluição.
  • Aspectos físicos do município e do estado: relevo, clima, vegetação e hidrografia.
  • Os limites do território, suas regiões e funções.
  • Modos de vida dos diferentes grupos sociais locais comparando-os a outras áreas da região e estado.
  • A história do município e estado/o presente como resultado do passado.
  • Diferentes grupos que habitaram a região antes da colonização.
  • Povos imigrantes, origens e costumes.
  • Os três poderes constituídos e funções.
  • Guerra do Contestado.
  • Caboclos – indígenas.
  • Coluna Prestes.
  • Escravidão: quilombos, lideranças, atividades e formas de viver.
  • Diferentes mentalidades e valores que predominam atualmente.

Ciências:

Objetivos:
Ø Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e necessários de alimentação e higiene de alimentos, de repouso e de lazer adequados.
Ø  Conscientização dos benefícios que a higiene pessoal e dos ambientes traz para a saúde do corpo.
Ø Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação do meio ambiente.
Ø  Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos.
Ø  Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do solo e do ar.
Ø  Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de alguns materiais do lixo – matéria orgânica, papel, plástico, etc.

Conteúdos:

Higiene e saúde: higiene pessoal e dos ambientes.
O solo:
  • Relação solo – água – ar e seres vivos.
  • O solo e a sua ocupação: rural e urbana.
  • Tipos de solo e suas principais características.
  • Materiais retirados do solo.
  • Erosão, fertilidade e vegetação.
  • Degradação ambiental.
  • Solo contaminado x transmissão de doenças.
O ar:
  • Atmosfera e ar.
  • Sistema solar, movimentos e consequências – ano bissexto, o dia e a noite, ano...
  • Eletricidade e luz elétrica.
  • Usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares.
  • Desperdício x economia de energia.
  • Necessidades humanas x criação de ferramentas.
  • Fontes poluidoras (veículos, navios, indústrias, entre outros).
A água:
  • Presença do ciclo da água na natureza.
  • Características e propriedades da água.
  • Importância da água para os seres vivos.
  • Animais e plantas aquáticas.
  • A água como solvente (misturas).
  • Estados físicos da água e suas mudanças.
  • Saneamento básico.
  • Captação, armazenamento e distribuição.
  • Destino e tratamento da água utilizada pela comunidade.
  • Desperdício de água.
Lixo:
  • Produção, coleta seletiva, reciclagem e tratamento do lixo.
  • Uso indiscriminado dos recursos naturais.

Ensino Religioso:

Objetivos:
Ø Promover um crescimento harmonioso com o outro, observando e respeitando às diferenças.
Ø Entender que o crescimento e o diálogo com Deus fazem com que o ser humano se preocupe com a felicidade das pessoas a sua volta.
Ø Identificar a importância das virtudes no desenvolvimento do ser humano, bem como elas nos ajudam a construir um mundo mais igualitário.

Conteúdos:

Reflexão sobre eu e a família.
Grupos e relações.
Respeito ao semelhante.
Eu, parte do meio ambiente.
A alegria de servir.
Virtudes (respeito, confiança, organização, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade, amizade, justiça...)
A beleza da criação.
Construção pessoal.
Acontecimentos marcantes.
Vida – nossa amizade com Deus, oração-diálogo com Deus, a natureza manifesta a beleza de Deus.
Respeito aos diferentes credos religiosos.
Músicas que valorizem o eu e a natureza.
Respeito às diferenças – inclusão.
Atitudes que ajudam a crescer enquanto ser humano e que contribuem para a construção de um mundo melhor e mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário