PLANO DE CURSO - 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
E.E.B. Júlio Vicente de Pelegrin – Linha
Guataparema – Guaraciaba – Santa Catarina.
Professora: Mayara Lucia Noronha Dalpiaz.
Formação: Pedagogia.
Especialização: Séries Iniciais e Educação
Infantil / Tecnologias Aplicadas à Educação.
"Não se pode falar de educação sem
amor".
(Paulo
Freire)
4º ano do Ensino Fundamental
Português:
Objetivos:
Ø
Formação
de leitores que compartilhem diferentes práticas culturais de leitura e
escrita.
Ø Ler como forma de sentir e conhecer o assunto do
texto e refletir sobre ele.
Ø Ler, interpretar e produzir frases e textos.
Ø
Compreender
e utilizar o dicionário como forma de enriquecer o seu vocabulário.
Ø
Relacionar
os fatos com sua vivência.
Ø
Identificar
diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra.
Ø
Escrever
corretamente.
Ø
Saber
empregar na frase e textos a pontuação adequada.
Conteúdos:
Gêneros
textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas,
bilhetes, lendas, parlendas, músicas,
trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias,
cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas,
anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos, notícias,
informativos,
Slogans, propagandas, lista telefônica, guias, manuais
de instrução, relatórios, manchetes, reportagens, classificados...
Tipologias
textuais: narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção.
Texto (oral e
escrito): leitura, interpretação, análise e produção. Discurso direto e
indireto livre.
Estrutura de
texto: palavra, frase e parágrafo.
- Expressões: afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas.
- Diferentes usos e grafias: por quê? Por que...? porque e porquê.
- Função social da escrita e ideias de representação.
- Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras)
- Ordem alfabética.
- Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras; sílaba tônica das palavras e sua classificação.
Análise
Linguística:
·
Acentuação, pontuação, frases, classes
gramaticais e suas classificações (substantivos, pronomes, adjetivos, encontros
consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, conjunções, advérbios,
preposições, numeral, artigo e verbos
- conjugação, pessoa, número e
tempos verbais).
Práticas de
leitura:
·
Leitura compartilhada
diária,
· Roda de leitores,
· Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
· Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
· Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo
com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
· Identificar começo, meio e fim de uma história
lida e/ou ouvida,
· Identificar e descrever personagens,
· Distinguir fala do narrador dos outros
personagens,
· Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
· Atender informações explícitas de um texto de
acordo com o seu gênero e tipo textual,
· Consulta ao dicionário.
Matemática:
Objetivos:
Ø Compreender e representar os numerais, através da
escrita.
Ø Dominar as quatro operações.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problemas,
envolvendo as quatro operações.
Ø Identificar figuras geométricas.
Ø Explorar a relação de operações inversas.
Ø Descobrir a necessidade de usar unidades
padronizadas para medir comprimento, massa, capacidade e tempo.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problema que
envolva o sistema monetário.
Ø Ler e interpretar dados através de tabelas e
gráficos simples.
Conteúdos:
História
de sistemas de numeração antigos, como egípcio, maia e romano.
Sistema de
numeração decimal (unidade, dezena e centena de milhar) - Valor posicional.
Adição:
com e sem reagrupamento - com duas ou mais parcelas.
Subtração:
com e sem reagrupamento. Situações de tirar, comparar ou completar. Operação
inversa.
Multiplicação:
com e sem reagrupamento. Multiplicador com um ou mais algarismos. Dobro,
triplo, quadruplo e quíntuplo.
Divisão:
exata e não exata. Operação inversa. Metade, terça e quarta-parte.
Números
ordinais até 50.
Números
fracionários: representação e leitura.
Números
decimais: décimo. Leitura e escrita de números decimais. Adição e subtração
com números decimais.
Espaço e
forma:
- Posição de uma reta (vertical, horizontal e inclinada)
- Posição de duas retas (paralelas, perpendiculares e correntes)
- Polígonos: simetria
- Sólidos geométricos: três dimensões (comprimento, largura e altura)
Perímetro
Grandezas e
medidas:
- Medidas de massa e comprimento.
- Medidas de tempo: horas e minuto.
- Medida de capacidade: litro e mililitro.
- Sistema monetário: contextualização histórica. Lucro e prejuízo. Documentos relacionados ao processo de compra e venda (cheque, nota fiscal, recibo, vale).
Listas,
tabelas e gráficos simples.
Geografia e História:
Objetivos:
Ø Leitura e interpretação de mapas.
Ø Desenvolvimento do hábito de pesquisa em diferentes
fontes de consulta.
Ø Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial
e temporal.
Ø Compreensão da realidade social, da própria
identidade, através da elaboração processual dos conceitos, considerando o
espaço vivenciado e estadual.
Ø Valorização da diversidade cultural e étnica no
estado.
Ø Identificação dos fenômenos naturais que atuam no
espaço natural municipal e estadual e os elementos que mais influenciam na
construção do espaço geográfico.
Conteúdos:
Comunidade –
Município – Região Oeste – Estado.
- Diferentes tipos de mapas observado título, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais.
- Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços.
- Semelhanças e diferenças físico-sociais da cidade e do campo, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambos.
- Consequências e transformação da natureza pelo homem: desmatamento, queimadas e poluição.
- Aspectos físicos do município e do estado: relevo, clima, vegetação e hidrografia.
- Os limites do território, suas regiões e funções.
- Modos de vida dos diferentes grupos sociais locais comparando-os a outras áreas da região e estado.
- A história do município e estado/o presente como resultado do passado.
- Diferentes grupos que habitaram a região antes da colonização.
- Povos imigrantes, origens e costumes.
- Os três poderes constituídos e funções.
- Guerra do Contestado.
- Caboclos – indígenas.
- Coluna Prestes.
- Escravidão: quilombos, lideranças, atividades e formas de viver.
- Diferentes mentalidades e valores que predominam atualmente.
Ciências:
Objetivos:
Ø Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que
habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e necessários de
alimentação e higiene de alimentos, de repouso e de lazer adequados.
Ø Conscientização dos benefícios que a higiene
pessoal e dos ambientes traz para a saúde do corpo.
Ø Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação
do meio ambiente.
Ø Identificar e compreender as relações
entre solo, água e os seres vivos.
Ø Caracterizar causas e consequências da poluição da
água, do solo e do ar.
Ø Caracterizar materiais recicláveis e processos de
tratamento de alguns materiais do lixo – matéria orgânica, papel, plástico,
etc.
Conteúdos:
Higiene e
saúde: higiene pessoal e dos ambientes.
O solo:
- Relação solo – água – ar e seres vivos.
- O solo e a sua ocupação: rural e urbana.
- Tipos de solo e suas principais características.
- Materiais retirados do solo.
- Erosão, fertilidade e vegetação.
- Degradação ambiental.
- Solo contaminado x transmissão de doenças.
O ar:
- Atmosfera e ar.
- Sistema solar, movimentos e consequências – ano bissexto, o dia e a noite, ano...
- Eletricidade e luz elétrica.
- Usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares.
- Desperdício x economia de energia.
- Necessidades humanas x criação de ferramentas.
- Fontes poluidoras (veículos, navios, indústrias, entre outros).
A água:
- Presença do ciclo da água na natureza.
- Características e propriedades da água.
- Importância da água para os seres vivos.
- Animais e plantas aquáticas.
- A água como solvente (misturas).
- Estados físicos da água e suas mudanças.
- Saneamento básico.
- Captação, armazenamento e distribuição.
- Destino e tratamento da água utilizada pela comunidade.
- Desperdício de água.
Lixo:
- Produção, coleta seletiva, reciclagem e tratamento do lixo.
- Uso indiscriminado dos recursos naturais.
Ensino Religioso:
Objetivos:
Ø Promover um crescimento harmonioso com o outro,
observando e respeitando às diferenças.
Ø Entender que o crescimento e o diálogo com Deus
fazem com que o ser humano se preocupe com a felicidade das pessoas a sua
volta.
Ø Identificar a importância das virtudes no
desenvolvimento do ser humano, bem como elas nos ajudam a construir um mundo
mais igualitário.
Conteúdos:
Reflexão sobre eu e a família.
Grupos e relações.
Respeito ao semelhante.
Eu, parte do meio ambiente.
A alegria de servir.
Virtudes (respeito, confiança, organização,
honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade,
amizade, justiça...)
A beleza da criação.
Construção pessoal.
Acontecimentos marcantes.
Vida – nossa amizade com Deus, oração-diálogo com
Deus, a natureza manifesta a beleza de Deus.
Respeito aos diferentes credos religiosos.
Músicas que valorizem o eu e a natureza.
Respeito às diferenças – inclusão.
Atitudes que ajudam a crescer enquanto ser humano e
que contribuem para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário