PLANO DE CURSO - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
E.E.B. Júlio Vicente de Pelegrin – Linha
Guataparema – Guaraciaba – Santa Catarina.
Professora: Mayara Lucia Noronha Dalpiaz.
Formação: Pedagogia.
Especialização: Séries Iniciais e Educação
Infantil / Tecnologias Aplicadas à Educação.
"Não se pode falar de educação sem
amor".
(Paulo
Freire)
5º ano do Ensino Fundamental
Português:
Objetivos:
Ø
Compreender
os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de
participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de
quem os produz.
Ø
Ler
autonomamente textos de vários gêneros, interpretando-os.
Ø
Participar
de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as
opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
Ø
Produzir
textos, utilizando escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica
e a pontuação adequada.
Ø
Valorizar
a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela
literatura e sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de
diferentes objetivos.
Ø
Expressar-se
em diferentes situações e saber expressar-se de diferentes maneiras; usar a
linguagem adequada a cada ambiente, coloquial e formal.
Ø
Saber
explorar diferentes modalidades de leitura, como ler para revisar, ler para
obter informações, ler para se divertir, etc.
Ø
Compreender
e utilizar o dicionário como forma de enriquecer o seu vocabulário.
Conteúdos:
Gêneros
textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas,
bilhetes, lendas, parlendas, músicas,
trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias,
cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas,
anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos, notícias,
informativos,
Slogans, propagandas, lista telefônica, guias,
manuais de instrução, relatórios, manchetes, reportagens, classificados...
Tipologias
textuais: narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção.
Texto (oral e
escrito): leitura, interpretação, análise e produção. Discurso direto e
indireto livre.
Estrutura de
texto: palavra, frase e parágrafo.
- Expressões: afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas.
- Diferentes usos e grafias: por quê? Por que...? porque e porquê.
- Função social da escrita e ideias de representação.
- Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras)
- Ordem alfabética.
- Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras; sílaba tônica das palavras e sua classificação.
Análise
Linguística:
·
Acentuação, pontuação, frases, classes
gramaticais e suas classificações (substantivos, pronomes, adjetivos, encontros
consonantais, encontros vocálicos- hiato, ditongo e tritongo, dígrafos,
conjunções, advérbios, preposições, numeral, artigo e verbos - conjugação,
pessoa, número e tempos verbais).
·
Ortografia: sons do x; m antes de p e b e no final das palavras; s/ss; palavras terminadas em izar/isar; palavras
com f/v, t/d, p/b, c/g; R/RR; ge/gi/ je/ji; adjetivos terminados em oso
ou osa; au/al; eu/el; au/al; am/ão;
ram/rão; s/ z...entre outras.
·
Onomatopeias e interjeições.
Práticas de
leitura:
·
Leitura compartilhada
diária,
· Roda de leitores,
· Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros
textuais,
· Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
· Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo
com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
· Identificar começo, meio e fim de uma historia
lida e/ou ouvida,
· Identificar e descrever personagens,
· Distinguir fala do narrador dos outros
personagens,
· Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
· Atender informações explícitas de um texto de
acordo com o seu gênero e tipo textual,
· Consulta ao dicionário.
Matemática:
Objetivos:
Ø Compreender e representar os numerais, através da
escrita.
Ø Dominar as quatro operações.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problemas,
envolvendo as quatro operações.
Ø Identificar figuras geométricas.
Ø Explorar a relação de operações inversas.
Ø Resolver com habilidade problemas que envolvam
dados fracionários.
Ø Descobrir a necessidade de usar unidades
padronizadas para medir comprimento, massa, capacidade e tempo.
Ø Ler, interpretar e resolver situações problema que
envolva o sistema monetário.
Ø Ler, interpretar e construir listas, tabelas e
gráficos.
Ø Calcular o perímetro e a área de figuras
geométricas.
Ø Resolver situações que envolvam cálculos simples de
porcentagem.
Conteúdos:
Sistema de
numeração decimal – valor e relativo e valor absoluto dos algarismos .
Adição:
com e sem reagrupamento.
Subtração:
com e sem reagrupamento.
Multiplicação:
com e sem reagrupamento. Multiplicador com um ou mais algarismos.
Divisão:
exata e não exata com um ou mais algarismos. Operação inversa.
Múltiplos e
divisores de um número natural.
Números
primos.
Números
racionais.
Fração de
uma quantidade.
Operações com
fração – adição e subtração.
Números
decimais: décimo, centésimo e milésimo. Leitura e escrita de números
decimais. Quatro operações com números decimais.
Espaço e
forma:
- Posição de uma reta (vertical, horizontal e inclinada)
- Posição de duas retas (paralelas, perpendiculares e correntes)
- Polígonos: simetria
- Sólidos geométricos: três dimensões (comprimento, largura e altura)
- Quadriláteros: classificação.
- Triângulos: classificação.
Grandezas e
medidas:
- Medidas de massa – grama, quilograma, tonelada e arroba.
- Medidas de comprimento – metro, centímetro e quilômetro.
Perímetro.
Área
– quadriláteros e triângulos. Superfície: centímetro quadrado, metro quadrado e
quilômetro quadrado.
Volume:
metro cúbico e decímetro cúbico.
- Medidas de tempo: horas e minutos.
- Medida de capacidade: litro e mililitro.
Transformação de unidades.
- Sistema monetário: contextualização histórica. Lucro e prejuízo. Documentos relacionados ao processo de compra e venda (cheque, nota fiscal, recibo, vale).
Porcentagem
Listas,
tabelas e gráficos simples.
Ensino Religioso:
Objetivos:
Ø Promover um crescimento harmonioso com o outro,
observando e respeitando às diferenças.
Ø Entender que o crescimento e o diálogo com Deus
fazem com que o ser humano se preocupe com a felicidade das pessoas a sua
volta.
Ø Identificar a importância das virtudes no
desenvolvimento do ser humano, bem como elas nos ajudam a construir um mundo
mais igualitário.
Conteúdos:
Reflexão sobre eu e a família.
Grupos e relações.
Respeito ao semelhante.
Eu, parte do meio ambiente.
A alegria de servir.
Virtudes (respeito, confiança, organização,
honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade,
amizade, justiça...)
A beleza da criação.
Construção pessoal.
Acontecimentos marcantes.
Vida – nossa amizade com Deus, oração-diálogo com
Deus, a natureza manifesta a beleza de Deus.
Respeito aos diferentes credos religiosos.
Músicas que valorizem o eu e a natureza.
Respeito às diferenças – inclusão.
Atitudes que ajudam a crescer enquanto ser humano e
que contribuem para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Ciências:
Objetivos:
Ø Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que
habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e necessários de
alimentação e higiene de alimentos, de repouso e de lazer adequados.
Ø Incorporar hábitos simples e necessários de
alimentação e preparação de alimentos.
Ø Conscientização dos benefícios que a higiene
pessoal e dos ambientes traz para a saúde do corpo.
Ø Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação
dos ambientes.
Ø Desenvolver o interesse de conhecer o funcionamento
do próprio corpo.
Ø Valorizar e respeitar as diferenças individuais.
Conteúdos:
Higiene e
saúde: higiene pessoal e dos ambientes.
Corpo Humano:
- Constituição básica do corpo (células e tecidos).
- Ossos e músculos.
- Sistema digestivo: boca, estômago, intestinos.
Dentes
e mastigação.
Higiene
bucal.
Alimentos:
origem, fonte, funções no organismo.
Hábitos
alimentares.
Alimentação:
nutrição e desnutrição.
Conservação
de alimentos.
- Sistema Cardiovascular: circulação, sangue, vasos sanguíneos, coração.
- Sistema respiratório: pulmões, trocas gasosas, inspiração e expiração, doenças do aparelho respiratório.
- Sistema excretor: rins, urina, suor.
- Sistema nervoso: cérebro e nervos.
- Reprodução Humana: fecundação. Sexualidade, anatomia sexual.
- Sistema reprodutor: feminino e masculino. Funções dos aparelhos reprodutores.
- DST: Formas de contagio e prevenção.
- Abuso de drogas.
Geografia e História:
Objetivos:
Ø Leitura e interpretação de mapas.
Ø Desenvolvimento do hábito de pesquisa em diferentes
fontes de consulta: fotos, gravuras, pinturas, documentos escritos, músicas,
poesias, textos jornalísticos, internet...
Ø Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial
e temporal e a valorização do saber.
Ø Compreensão da realidade social, da própria
identidade, através da elaboração processual dos conceitos, considerando o
espaço vivenciado.
Ø Valorização da diversidade cultural e étnica no país.
Ø Identificação dos fenômenos naturais que atuam no
espaço natural do país e os elementos que mais influenciam na construção do
espaço geográfico.
Ø Valorização a cultura indígena.
Ø Valorização da cultura negra como formadora da
cultura brasileira.
Ø Respeito às formas de luta do passado e do
presente.
Ø Conhecer sobre a realidade dos afrodescendentes no
Brasil atual.
Conteúdos:
- História: o que é história?
- História pessoal: a história de vida do aluno como sujeito atuante na história do país.
- O Brasil indígena: o Brasil antes da chegada dos colonizadores.
·
A colonização do Brasil/região Sul: extração e
produção de riquezas, organização social e político/administrativa.
- A importância dos povos africanos para a formação do povo brasileiro e sua cultura.
- Ser escravo no Brasil: resistência negra: quilombos e líderes negros.
- Os imigrantes: influência na história do Brasil e da região Sul.
- Brasil República ontem e hoje.
- A organização político/administrativa (poder executivo, legislativo e judiciário).
- Diferentes tipos de mapas observado título, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais.
- Sistema Solar: Planetas, estrelas, cometas, asteroides, órbita dos planetas, o Sol, a Lua, fases da lua, Movimento de Rotação e Translação, ano bissexto.
- O Planeta Terra.
- Continentes e oceanos – paralelos e meridianos.
- Continente Americano.
- América do Sul – Brasil.
- As cinco regiões brasileiras.
- Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços.
- Aspectos físicos da região Sul e país: relevo, clima, hidrografia e recursos naturais.
- Movimentos de migração e imigração e suas influências na cultura do país.
·
Consequências da transformação da natureza pelo
homem: desmatamento, poluição, e outros, compreendendo problemas
característicos do nosso país, distinguindo-se de acordo com as regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário